segunda-feira, 28 de março de 2016

Auriculoterapia


A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular. Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.


A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés e o crânio. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de 30 pontos. Ao efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura, sementes ou esferas o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento.

No século IV a.C. se dizia que a orelha não é um órgão isolado e tem relação com diferentes órgãos e sistemas. Os 12 chings mei (meridianos) e os 365 pontos têm relação com os órgãos da cabeça, com o cérebro, com a aurícula e com a rede do ching-lo. Nos últimos anos tomam-se como dados básicos para o tratamento: a sensibilidade dos pontos, a congestão do pavilhão auricular, a cor, pequenas protuberâncias. Empregam-se diferentes métodos como inserir temporariamente agulhas, estímulos elétricos, grãos, pequenos pinos metálicos de prata, ouro,etc.

O estudo e a prática, ao longo de tantos anos, constataram que no organismo existe unidade e luta de contrários, estreita relação entre os órgãos, luta entre si, apóiam-se ou coexistem, comunicam-se entre si e se controlam mutuamente. O tratamento por meio da acupuntura/auriculoterapia tem como ponto de partida a “lei dos contrários”, considerando o Ser Humano como um todo unificado que se encontra em constante movimento, e as alterações patológicas como resultado da luta entre as contradições.

Os chineses têm estudado as leis das reações orgânicas, das vísceras e dos quatro membros. Nos últimos anos têm tratado de milhares de enfermos com diferentes patologias e obtiveram excelentes resultados em 150 diferentes tipos de patologias.

Estudos e Pesquisas:

Acupuntura y auriculoterapia, Floreal Carballo, Kier, pág. 33

Fonte:
http://www.exerciciosdevida.com.br/servicos/auriculoterapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário