quarta-feira, 13 de abril de 2016

DESCUBRA A AGRICULTURA BIODINÂMICA: É TUDO DE BOM!


Mas o que será que significa biodinâmica? É a mesma coisa que agricultura orgânica? Vamos entender um pouquinho e descobrir a razão que torna a agricultura biodinâmica tão especial!

O que é agricultura biodinâmica

O filósofo e educador Rudolf Steiner (1861-1925) é considerado o criador da Antroposofia, uma linha de pensamento que, de forma geral e resumida, enxerga o homem como um todo, integrando arte, crença e ciência. No Brasil, o braço mais conhecido da Antroposofia é o pedagógico, por meio das prestigiadas escolas que seguem o método Waldorf. Mas além da educação, a Antroposofia também aparece refletida na medicina e na agricultura, por exemplo.

A agricultura biodinâmica reflete o pensamento antroposófico e foi organizada como um modelo de produção agrícola a partir de um ciclo de 8 palestras, em 1924, ministradas por Rudolf Steiner. Neste modelo prevalece a busca pela integração e a harmonia dos diversos atores e atividades envolvidos na produção agrícola, incluindo a utilização de preparados homeopáticos para tornar a terra e as plantas mais fortes.
Diferença entre biodinâmica e orgânica

Da mesma forma que o modelo orgânico, o biodinâmico também não utiliza fertilizantes químicos, venenos e sementes transgênicas na plantação, tampouco faz uso de antibióticos ou hormônios em suas criações.

No entanto, a biodinâmica trabalha a partir dos princípios da Antroposofia, assim procura integrar harmoniosamente diferentes atividades como horta, pomar, criação animal e plantas nativas, incluindo a dimensão espiritual e não apenas o conhecimento científico sobre a terra.
Outros aspectos da biodinâmica

Uso de preparados homeopáticos que visam fortalecer a terra e as plantas, feitos, por exemplo, a partir de esterco de gado, plantas medicinais e minerais.

A biodinâmica segue o calendário astronômico agrícola para orientar todo o trabalho com a terra, desde a plantação até a colheita. Neste modelo há uma forte preocupação com a questão do êxodo rural, por isto a mão-de-obra é remunerada de forma justa e são empregadas técnicas que valorizam o trabalho no campo.


Os produtores biodinâmicos oferecem artigos sazonais, já que respeitam todo o ciclo de vida das plantas e defendem que os seus produtos têm um alto valor nutricional. Na hora de comprar, fique de olho no rótulo, o qual deve trazer a marca DEMETER, que garante a procedência dos produtos.

Fonte:
https://lar-natural.com.br/descubra-a-agricultura-biodinamica-e-tudo-de-bom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário