quinta-feira, 2 de junho de 2016

7 DICAS PARA CANTEIROS PROFISSIONAIS




Você já parou pra pensar porque aquele jardim feito pelo paisagista profissional tem mais impacto e harmonia do que um jardim comum? Com certeza, há muitas técnicas, estilo e conhecimento por trás de uma jardim majestoso. Mas hoje vamos entregar 7 segredinhos que terão um grande impacto no seu jardim, principalmente na forma como maciços e canteiros são vistos.
 
1. Utilize plantas de uma única espécie e cor:

Na construção de um maciço, o que dá um efeito muito profissional é a utilização de apenas umacor e espécie de planta. Evite misturar flores com forrações e depois de escolhida a espécie, foque em uma única cor. Essa dica elimina o efeito bagunçado que é muito comum por aí.


2. Resista à tentação de fazer “rodinhas” no entorno de todas as árvores e palmeiras:


Outro grave erro hoje em dia, é sair criando essas moedinhas no tronco das palmeiras. Um maciço sob a copa de uma árvore é belíssimo, mas prefira utilizar formas arredondadas mais irregulares e maiores que uma simples circunferência. Além disso, deixe algumas árvores sem maciços e crie alguns maciços sem árvores. O visual do tronco encontrando o gramado também é simples e elegante e enaltece os canteiros próximos.
 

 3. Cuidado com as curvas:

A criação das curvas é um trabalho subjetivo, mas que pode ser melhorado com o aperfeiçoamento do “olhar”. Evite curvas de efeito pouco natural, como circunferências perfeitas ou ondinhas regulares. Desenhe antes no papel e depois passe para o jardim. Utilize calcário ou farinha mesmo para demarcar antes de cortar a grama.


4. Aposicione maciços:

Una dois maciços, aposicionando-os. Mas atente para que suas formas se harmonizem uma com a outra. Da mesma forma, escolha plantas de espécies diferentes, com textura e cores diferentes para cada maciço. Aqui, o contraste é que será bem vindo. Mas mantenha cada maciço homogêneo. Não esqueça de escolher cores complementares ou brincar com a monocromia. Veja mais em: Cores Complementares e As Cores no Jardim





5. Cubra o solo com uma cobertura morta:

Não deixe seus canteiros desprotegidos! Coloque casca de pinus, folhas secas, palha ou serragem grossa cobrindo a terra do canteiro. Isso evita o surgimento de ervas daninhas na sua bela composição e protege o solo contra a erosão e perda de nutrientes.

6. Pense na delimitação dos maciços e canteiros:


Cuidado para não perder o desenho original do seu maciço! O ideal é utilizar delimitadores plásticos discretos, que não interfiram na beleza do jardim. Tenha em mente que delimitadores são um investimento, pois além de muito duráveis, eles reduzem o redesenho constante do jardim, diminuindo e facilitando a manutenção. Mas use corretamente. Não tem nada mais feio que um delimitador mal enterrado, com metade do plástico pra fora.
 

7. Por fim, mantenha seu maciço ou canteiro com baixa manutenção, escolhendo plantas perenes.

É frequente o uso de flores anuais na construção de maciços, no entanto, apesar de belas e indicadas para essa função, elas são reservadas para que gosta mesmo de estar sempre mexendo na terra ou quem pode pagar pela manutenção frequente.

Com muita prática e dominando a técnica, você pode até ousar transgredir essas dicas com sucesso, mantendo o aspecto profissional. Agora pegue o lápis e a prancheta e vá dar uma olhada demorada no seu jardim.


Fonte: http://www.jardineiro.net/7-dicas-para-canteiros-profissionais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário