terça-feira, 21 de junho de 2016

COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O ÓLEO ESSENCIAL DE JUNIPERUS COMMUNIS



Atividades antioxidantes do óleo essencial de Juniperus communis
 
Pesquisa: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25743585

Na aromaterapia, o óleo essencial (OE) de Zimbro é usado contra a ansiedade, tensão nervosa e condições relacionadas ao estresse.

No presente estudo, foram identificados os efeitos da inalação de OE de Zimbro no hipocampo de ratos.

Resultado: A inalação do OE de Zimbro diminui significativamente a atividade da acetilcolinesterase e exibiu potencial antioxidante.

Estes achados sugerem que o óleo volátil de Zimbro pode ser um candidato potencial para o desenvolvimento de agentes terapêuticos para controlar o stress oxidativo associado com a doença de Alzheimer através da diminuição da atividade de acetilcolinesterase e mecanismo anti-oxidante.


Juniperus communis na prevenção e tratamento de Diabetes Mellitus 
 
Pesquisa: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25657787
 
O estresse oxidativo e glicação de proteínas têm um papel central na fisiopatologia do diabetes mellitus e suas complicações vasculares.

O presente estudo teve como objetivo investigar as propriedades anti-glicação de óleos essenciais obtidos a partir de diferentes partes do Juniperus communis subsp. hemisphaerica.

Propriedades anti-glicação foram avaliadas utilizando ensaios de hemoglobina e insulina.

Resultado: Promissora atividade inibidora foi observada a partir de todas as concentrações testadas dos óleos nos ensaios de glicação da hemoglobina e insulina.

 

A evidência deste estudo sugere que óleos essenciais obtidos a partir das diversas partes da planta (frutos ou folhas) possuem propriedades anti-glicação. O estudo indica, portanto, que o OE de Juniperus communis extraído a partir de frutos ou folhas pode ser utilizado para a prevenção e tratamento de complicações diabéticas.

Fonte:
http://www.aromaeterapia.com/ciecircncia-aromaacutetica/comprovacoes-cientificas-sobre-o-oleo-essencial-de-juniperus-communis

Nenhum comentário:

Postar um comentário