terça-feira, 9 de agosto de 2016

JAMBO VERMELHO - RIQUEZA FRUTÍFERA.



O jambo-vermelho (Syzygium malaccense) é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. Pertencente à família Myrtaceae, que abrange frutas como a jabuticaba, pitanga e goiaba, o jambo-vermelho é uma fruta de sabor adocicado que pode ser consumida in natura e também na forma de doces. Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa. 
 
 

Em Porto Rico há a produção de vinho de jambo-vermelho. Em algumas regiões da Malásia, comunidades obtêm um líquido a partir da fervura da casca dessa árvore, que será utilizado em dores de estômago e diarreia. 
 
 

A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. O jambeiro-vermelho tem sua floração de agosto a fevereiro, com frutificação de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período. 
 
 

As flores do jambeiro-vermelho são formadas por quatro pétalas agrupadas com inúmeros estames formando pompons. São flores de coloração púrpura, muito aromáticas, que, quando caem, formam verdadeiros tapetes de flores que atraem a atenção de muita gente. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos podem ser utilizados como árvore ornamental. Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa. Para sua germinação é recomendável que a semente seja colocada em recipientes individuais com substrato organo-arenoso, e em ambientes claros. Na maioria das vezes a semente leva de 4 a 6 semanas para emergir da terra, sendo que a taxa de germinação é considerada alta para sementes frescas.
 
 
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/jambo-vermelho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário