sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Dicas de como aumentar a hemoglobina.

 

A hemoglobina é uma proteína encontrada no sangue, cujas principais funções são transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o corpo e o transporte de dióxido de carbono para os pulmões para a eliminação. Ela também é responsável pela cor vermelha do nosso sangue.
Suas funções são muito importantes para o nosso corpo, por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre elas e também como aumentar a hemoglobina, se a mesma estiver em deficiência.

A importância da hemoglobina

A falta de hemoglobina no sangue é uma condição sofrida por muitas pessoas em todo o mundo, conhecida como anemia, que é detectado através de um simples exame de sangue que mede a quantidade de glóbulos vermelhos.

O oxigênio é um elemento essencial para o corpo e responsável pelo processo químico pelo qual a glicose é convertida em energia para o organismo. De modo geral, aqueles que sofrem de anemia, se sentem muito esgotados, sofrem de tonturas, dificuldade respiração, fraqueza muscular, entre outros sintomas. Em casos graves, pode haver mau funcionamento de órgãos e à falta de cor na pele. Se está com algum destes sintomas, deve consultar um médico.

Em casos normais, a anemia é fácil de se reverter, tendo uma dieta adequada, consumo de certos alimentos que ajudam a aumentar os níveis de hemoglobina naturalmente. Em casos mais graves, o médico pode indicar a medicação necessária para aumentar a hemoglobina.

Vejamos agora algumas dicas para aumentar a hemoglobina naturalmente.

Como aumentar a hemoglobina naturalmente

Normalmente, a falta de hemoglobina no sangue é devido à deficiência de ferro, causada por problemas nutricionais, de modo que a solução reside no consumo de alimentos ricos em ferro, que favorece especialmente o aumento da hemoglobina.

Carne vermelha

As carnes vermelhas tendem a ser as mais adequadas para aumentar rapidamente os níveis de hemoglobina. Podemos comer todos os tipos de cortes, mas é especialmente o fígado, que tem propriedades superiores.

Aumentar o ferro

Muitos dos alimentos que comemos todos os dias contêm altos níveis de ferro, por exemplo, os ovos, espinafre, agrião, leguminosas (especialmente lentilhas), brócolis, nozes, sementes de abóbora, soja e seus derivados, ajudam a aumentar os níveis de hemoglobina.

Comer alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas) ajuda o corpo a absorver o ferro de forma mais eficaz.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas também ajudam a aumentar os níveis de hemoglobina. Elas são amoras, morangos, mirtilos, entre outras. Melancia, tâmaras secas e romãs também favorecem o aumento de ferro no sangue.

Evitar certos alimentos

Para restaurar os níveis normais de hemoglobina devemos evitar alguns alimentos que não favorecem a absorção de ferro, tais como café, leite e seus derivados.

De qualquer forma você deve sempre consultar seu médico antes de iniciar qualquer tratamento para aumentar a hemoglobina, seja natural ou a base de medicamentos, já que esse problema pode ocorrer não por causa da falta de ferro, mas pode ser devido a uma outra condição que deve ser tratado por um especialista.

Mais informações
A hemoglobina é realmente uma substância muito importante para nosso organismo, se você acha que pode estar com déficit dessa substância, ou com anemia, o melhor é procurar ajuda médica o quanto antes.

Em todo caso, se você for diagnosticado com anemia ferropriva, além das recomendações de seu médico, temos várias matérias que tratam do assunto e podem te ajudar no tratamento da anemia.

Fonte: http://dicassobresaude.com/dicas-de-como-aumentar-a-hemoglobina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário