quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Benefícios do chá de Hibisco

Resultado de imagem para hibiscos]


O hibisco é uma planta localizada especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo muito popular no país. Ela é particularmente conhecida pela beleza de suas flores. O Chá de hibisco é mais um companheiro das dietas e está sendo benquisto devido ao seu gosto suave que lembra o sabor de framboesa. O chá de hibisco é composto pelo cálice do botão seco da flor, que não é aquela espécie de hibisco geralmente encontrada nos jardins. Esse chá contém elementos que são benéficos ao organismo para melhorar a saúde. Confira a seguir e conheça os benefícios do chá de hibisco.

O chá de hibisco é feito de quais substâncias?

O hibisco utilizado no chá é o hibiscus sabdariffa. Ele é diferente da flor ornamental hibisco rosa-sinensis, muito popular nos jardins. É originário da Ásia e da África, já sendo incluído no Brasil como alimento funcional.

Quais são as propriedades do chá de hibisco?

O hibiscus sabdariffa é estabelecido como planta medicinal, possuindo características antiespasmódicas, diuréticas, digestivas, inclusive usado como laxante suave, corante, aromatizante e calmante. Nos dias de hoje, a planta vem sendo usada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico.
Por ser rico em flavonoides, o chá como poderoso antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Benefícios do chá de hibisco

Diminui a pressão arterial

Um dos benefícios mais fortes do hibisco é a sua eficiência para diminuir a pressão arterial. Em um estudo executado por pesquisadores, ficou afirmado que beber três xícaras de chá de hibisco diariamente diminui a pressão arterial de pessoas com hipertensão leve e moderada, após seis semanas de tratamento. Em outro estudo, conduzido por pesquisadores, beber cerca de 400 gramas do chá por dia durante quatro semanas, reduzia a pressão arterial.

benefícios do chá de hibisco

Evita o acúmulo de gordura

O chá de hibisco é eficaz de diminuir a adipogênese. Este processo depende na maturação celular no qual as células pré-adipócitos se convertem em adipócitos maduros capaz de acumular gordura no corpo.  Ao reduzir este processo, o chá de hibisco colabora para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está comprovado qual é a substância existente na bebida que é responsável pelo benefício. Portanto, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para redução do depósito de gordura.

O chá de hibisco é uma ótima fonte de vitamina C

O hibisco é uma ótima fonte de vitamina C, o que ajuda na prevenção e na recuperação de várias doenças. Apesar disso, a vitamina C eleva a absorção de ferro, o que é particularmente útil para vegetarianos.

Ação diurética

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um coligado para evitar a retenção de líquidos. O flavonoide quercetina existente na bebida é um dos nutrientes que auxilia a favorecer esta ação.
O chá atua na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo proporcionando a ação diurética. Ainda não foram especificados quais os nutrientes que promovem o benefício.

o chá de hibisco é rico em antioxidantes

O chá de hibisco é rico em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, fontes causadores de envelhecimento e de diversas doenças, como o câncer. Uma dieta rica em antioxidantes pode não só melhorar a saúde, mas inclusive estender a vida útil. As flores do hibisco contêm diferentes fitoquímicos que dão a mesma a coloração vermelha-escura, apesar de uma grande quantidade de antioxidantes, que apesar de prevenirem o aparecimento de câncer, também melhoram as funções cardíacos, o fluxo de sangue, flexibilidade de vasos sanguíneos, dentre outros benefícios para o corpo.

Controla o colesterol

O consumo do chá de hibisco auxilia na diminuição do colesterol ruim, LDL, e elava o colesterol bom, HDL. A bebida reduziu o colesterol LDL em 8% e elevou o HDL em 16,7%.
O chá de hibisco com o chá preto é mais eficaz no combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas elevou o HDL, mas reduziu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que contêm problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.

O chá de hibisco emagrece

Tomar o chá de hibisco auxilia na perda de peso, sobretudo depois das refeições, onde o chá vai ajudar na quebra de amidos e açúcar, contribuindo para o emagrecimento. Apesar disso, o chá de hibiscos é diurético, aumentando a taxa de micção.

Como fazer o chá de hibisco para emagrecer

Para fazer o chá de hibisco para emagrecer é necessário manter as propriedades da flor e, portanto, a água deve ser levada ao fogo e quando começar a levantar fervura deve-se apagar o fogo depois de alguns minutos é que se deve acrescentar a parte interna da flor.
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) da parte interna da flor de hibisco
  • 1 litro de água em ponto de fervura
Modo de preparo
Coloque o hibisco em um recipiente e adicione a água. Tape, deixe repousar por 10 minutos, e logo após coe. Tomar até 4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Contraindicações do chá de hibisco

O chá de hibisco é contraindicado para mulheres grávidas porque pode provocar deformidades no feto e, portanto, deve ser evitado por quem está tentando engravidar. O consumo moderado do chá de hibisco pode baixar a pressão arterial e, portanto, ele é contraindicado para quem tem hipotensão, mas é um ótimo remédio caseiro para quem é hipertenso.


Fonte: http://remediodaterra.com.br/beneficios-do-cha-de-hibisco/



Nenhum comentário:

Postar um comentário