segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Cana de macaco - Essa planta é conhecida por ser eficiente contra hérnias

O nome científico da cana de macaco é Costus spiralis Roscoe, mas também é conhecida popularmente por cana-do-brejo. Essa erva ereta tem origem brasileira e possui folhas grandes.

O fruto da cana de macaco é alongado e suas sementes também o são. Suas hastes podem chegar até dois metros de altura.

Qual é a composição da cana de macaco?

As partes da planta utilizadas para fins medicinais são as folhas frescas e as hastes. De acordo com o blog Remédio Caseiro, essas partes são ricas em flavonoides glicosilados, compostos fenólicos, pectina, ácidos orgânicos, mucilagens, óleo essencial, β-sitosterol, saponinas, resinas, taninos e substâncias albuminoides.



Essa planta pode atuar no tratamento de hérnias (Foto: depositphotos)
 Para que serve o chá de cana de macaco?

Da cana de macaco é possível extrair não só o chá, como também tinturas, extratos e cataplasmas. Segundo o Dicionário Terminológico Bilíngue de Plantas da Universidade de São Paulo, as propriedades da cana de macaco são: diurética, podendo ser utilizada no tratamento de tosses, nefrites e tumores. Também pode ser aliada no tratamento de problemas na bexiga, nos rins e de hérnia.

Já o blog Remédio Caseiro lembra que a planta tem ação anti-hérpica, analgésica e anti-inflamatória. O artigo garante ainda que essas são propriedades comprovadas por pesquisas. Isso acontece graças à presença dos flavonoides glicosilados.

Outras propriedades atuam no tratamento da pressão arterial e na contenção de batimentos cardíacos muito rápidos.

Veja também: Cana do Brejo

Como preparar a cana de macaco?

Agora que você já sabe qual é a composição da cana de macaco e as suas propriedades, veja como preparar um chá super prático da erva:
Ingredientes
1 litro de água;
20 gramas de cana de macaco.
Modo de preparo

Coloque um litro de água para ferver. Quando isso acontecer adicione as 20 gramas de cana de macaco à panela. Deixe ferver juntos por, aproximadamente, cinco minutos. Depois desse tempo, a mistura deve apurar por 10 minutos antes de ser consumida. Consuma três xícaras por dia antes das principais refeições.
Cataplasma de cana de macaco

Outra forma de usar a cana de macaco é como cataplasma, que é uma espécie de pasta que pode ser aplicada em cima de ferimentos e infecções subcutâneas, como hérnias. Veja como preparar um:

Ingredientes


Folhas ou haste seca de cana de macaco;
Água.


Modo de preparo

Moa em um liquidificador as folhas ou a haste seca da cana de macaco. Quando ela se transformar em um pó, coloque-a em um recipiente e, em seguida, adicione água para formar uma pasta e aplique-a sobre a hérnia.


Fonte: https://www.beneficiosdasplantas.com.br/cana-de-macaco-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário